"A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai candidatar ao IV Quadro Comunitário de Apoio, o projecto de adaptação da Casa de Natividade a Biblioteca Municipal da Ribeira Grande. O projecto de adaptação e remodelação da Casa de Natividade, situado no largo das Freiras está já em fase de conclusão, de forma a ser candidato aos fundos comunitários. O anúncio foi feito ontem pelo Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Ricardo Silva, na cerimónia de inauguração do Arquivo Municipal, sedeado no antigo Externato Ribeiragrandense e onde também funciona, provisoriamente, a Biblioteca Municipal. (...)
O primeiro andar deste Externato está distribuído pela área social, que contempla uma sala de consulta, com mesas de trabalho e obras de referência, bem como quatro postos de informática com ligação à Internet. Este andar possui ainda uma sala de leitura informal, uma sala de biblioteca infantil, onde serão realizadas actividades lúdicas destinadas às crianças e ainda duas salas, sendo uma de atendimento geral e outra destinada à biblioteca geral.
No primeiro andar, também funciona a Biblioteca Municipal, cujo acervo bibliotecário continua disponível ao utente bem como a sua secção infanto-juvenil, no acesso à Internet, numa sala de leitura de periódicos e no apoio ao ensino e à sociedade civil. Até ser transferida para a Casa da Natividade, todo os fundos (geral e particulares e da ex-Fundação Calouste Gulbenkian, vão continuar a ser tratados. As obras de reabilitação do antigo Externato, orçadas em mais cerca de 50 mil euros contemplaram a reparação e conservação da cobertura, pavimentos e de paredes.
No final da inauguração, um grupo de crianças recitaram vários poemas, tendo havido ainda uma representação teatral sobre o velho e o novo livro".
Fontes: Texto e foto - Azores digital 20-11-006Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Serviços de Biblioteca |